FIQUE POR DENTRO DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA.

O QUE É O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF)

O Programa Saúde da Família (PSF) é um modelo de atendimento assistencial, instituído pelo Ministério da Saúde e que é regido pelos seguintes princípios:

1. CARÁTER SUBSTITUTIVO – Substituir as práticas tradicionais de assistência, focada na doença, por um novo modelo comprometido com a prevenção e promoção da qualidade de vida sem, contudo, se descuidar da resolubilidade da assistência.

2. INTEGRALIDADE E INTERSETORIALIDADE - A Unidade de Saúde da Família deve se configurar no primeiro contato da população com o sistema de saúde do município e, a partir dela, deve ser assegurado ao paciente a referência e contra-referência para os demais níveis de complexidade.

3. TERRITORIALIZAÇÃO – Uma equipe de PSF trabalha dando atenção ao moradores de uma área de abrangência específica. O trabalho deve ser organizado com base nas informações epidemiológicas e sociais desta população, prestando uma assistência diferenciada aos grupos e famílias mais vulneráveis.

4. EQUIPE MULTIPROFISSIONAL - Médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde são os profissionais que minimamente devem compor uma equipe de Saúde da Família.

5. RESPONSABILIZAÇÃO E VÍNCULO – As equipe assumem com sua responsabilidade contribuir para melhoria da saúde e da qualidade de vida das famílias na sua área de abrangência e prestar atenção diferenciada aos grupos e famílias mais vulneráveis.

6. ESTÍMULO À PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE E AO CONTROLE SOCIAL – Favorecer e estimular a participação social dos usuários e de suas organizações sociais no planejamento, no desenvolvimento de projetos,na gestão e na avaliação da saúde local.


QUANTAS PESSOAS SÃO ATENDIDAS POR CADA EQUIPE DE PSF

Segundo a Portaria do Ministério da Saúde GM nº 648 de 28/03/2006 cada Equipe de PSF deve ficar responsável por no máximo 4 mil moradores em uma determinada área, sendo a média recomendada de 3 mil com jornada de 40 horas semanais para todos os seus integrantes.

A área de abrangência de uma Equipe de PSF é dividida em microáreas. O Agente Comunitário de Saúde (ACS) fica responsável por uma microárea onde residem um máximo 750 pessoas.


QUEM SÃO OS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA

A Equipe do Programa Saúde da Família (PSF) é composta por 1 (um) médico, 1 (um) enfermeiro, 1 (um) auxiliar de enfermagem e um máximo de 12 (doze) Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Estes profissionais devem ter dedicação exclusiva ao PSF como forma de facilitar o estabelecimento de vínculo entre equipe e comunidade.

Algumas unidades possuem também profissionais de saúde bucal.

COMO DEVE SER FEITA A CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO PSF

Todos os profissionais da Equipe de PSF devem ser submetido a uma capacitação através de um curso introdutório que deve ser realizado em até 3 meses após a implantação da equipe.

Em municípios acima de 100 mil habitantes a realização do curso introdutório e dos cursos para educação permanente das equipes é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde, que poderá celebrar parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.

QUAL A DIFERENÇA NA ATUAÇÃO DE UMA UNIDADE DE SAÚDE DE PSF E UMA TRADICIONAL

As Unidades de Saúde que adotam o modelo tradicional de atenção tem como foco curar a doença dos pacientes que chegam para atendimento médico. Por isso dizemos que as atividades de saúde desenvolvidas nos Postos de Saúde tradicionais são passivas, pois os profissionais aguardam os usuários procurá-los.

Já as equipes que atuam nas unidades de PSF possuem como meta uma atuação sobre as causas que levam o adoecimento das pessoas. As equipes de PSF são proativas, pois como elas estabelecem um vínculo com a comunidade é possível identificar as necessidades desta comunidade e assim organizar a assistência a partir das prioridades identificadas (problemas de saúde mais freqüentes). Por isso as Equipes de PSF possuem maior capacidade para atender as necessidades de saúde da população de sua área.

OS USUÁRIOS DO PSF SÃO ATENDIDOS SEMPRE PELOS MESMOS PROFISSIONAIS

Diferente das Unidades de Saúde tradicionais, onde os usuários são atendidos pelo profissional que estiver trabalhando naquele dia, os usuários do PSF são atendidos sempre pela mesma equipe, o que fortalece a relação com a comunidade.

QUAIS AS ATIVIDADES QUE DEVEM SER DESENVOLVIDAS PELA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA

1. Inicialmente deve ser feito o cadastramento da população moradora da área;

2. Conhecer a realidade social e epidemiológica das famílias de sua área;

3. Elaborar um Plano de Saúde local, baseado no diagnóstico de saúde da população

4. Desenvolver ações de Vigilância em Saúde: vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, doenças crônicas não transmissíveis e aquelas relacionadas ao trabalho e ambiente;

5. Prestar assistência resolutiva em relação aos principais problemas detectados na população;

6. Buscar, juntamente com a Coordenação Municipal de PSF, articulação com os demais níveis de atenção para garantir a integralidade do cuidado aos pacientes de sua área;

7. Organizar os serviços e desenvolver as ações com ênfase na promoção da saúde e atenção centrada no núcleo familiar;

8. Desenvolver atividades educativas com a população através de grupos comunitários (hipertensos, diabéticos, adolescentes, etc.) enfocando aspectos de melhoria de saúde e qualidade de vida;

9. Promover as ações intersetoriais e com organizações comunitárias;

10. Constituir e incentivar a participação ativa dos Conselhos Locais e Municipal de Saúde como forma de fortalecer o controle social na saúde.

O QUE É A VISITA DOMICILIAR

A prioridade da visita em casa é para os pacientes com dificuldade de locomoção ou em situações que possibilitem sua ida ao posto do PSF. As visitas domiciliares também podem ser realizadas se a equipe sentir a necessidade de avaliar situações especiais relacionadas às condições de vida e moradia da família.

QUEM SÃO OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE (ACS)

Os ACS são moradores da comunidade onde o PSF está implantado e por isso mesmo possuem alto grau de conhecimento sobre a área e seus moradores podendo, assim, estabelecer uma ponte entre a comunidade local e a equipe.

São os ACS que fazem a partir de visita às casas, o cadastramento das famílias, passando assim a conhecer as pessoas e famílias que necessitam de maiores cuidados, como: gestantes, crianças desnutridas, portadores de doenças crônicas, etc.

COMO É FEITO O AGENDAMENTO DE CONSULTA EM UM POSTO DE PSF

De uma maneira geral o agendamento de consultas é feito pelo Agente Comunitário de Saúde que ouve e conhece as necessidades dos usuários.

O QUE SÃO EQUIPES DE SAÚDE BUCAL E QUE ATIVIDADES DESENVOLVEM

Através de incentivos financeiros o Ministério da Saúde estimula a implantação de Equipes de Saúde Bucal no âmbito do Programa Saúde da Família.

Cada Equipe de Saúde Bucal é formada por 1 cirurgião dentista e um atendente de consultório dentário (Equipe Modalidade I) ou ainda 1 técnico de higiene dental (Equipe Modalidade II).

A Equipe de Saúde Bucal atua na mesma Unidade de Saúde da Equipe de PSF. Cabe a estas equipes o desenvolvimento de ações de educação e promoção de saúde bucal, como escovação e aplicação de flúor, além de pequenas cirurgias, restaurações e encaminhamentos para serviços odontológicos especializados.

O QUE SÃO NASF

NASF São Núcleos de Apoio à Saúde da Família. Estes Núcleos são constituídos por no mínimo cinco profissionais de diferentes áreas de conhecimentos, dentre assistentes sociais, professores de educação física, psicólogos, nutricionistas, médico pediatra, médico psiquiatra, médico ginecologista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, etc.

Cada NASF não se constituem em Porta de Entrada do Sistema de Saúde, devendo realizar suas atividades vinculadas ao Programa Saúde da Família em caráter de complementaridade e qualificação do trabalho do PSF.

Cada NASF deve estar vinculado a no mínimo 10 (dez) e no máximo 20 (vinte) Equipes de Saúde da Família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário