Guarapari utilizará novo larvícida no controle da dengue

ScreenShot001 A partir do mês de junho/2010 o município de Guarapari passará a utilizar novo larvicida no controle do vetor da dengue. Através de capacitação técnica realizada em 26 de maio, os Agentes de Combate a Endemias e Supervisores que atuam no Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD) receberam orientações técnicas relativas ao uso do novo larvicida (Diflubenzuron).

Segundo pesquisas realizadas pelo Ministério da Saúde, foi constatado que o larvicida Temephós, que até então vinha sendo utilizado para combater as larvas do mosquito transmissor da dengue, já estava oferecendo resistência, por isso a preocupação em substituir o produto.

O Diflubenzuron é um larvicida do grupo de inibidores da síntese de quitina (elemento essencial ao desenvolvimento do exoesqueleto do mosquito), cuja atuação inibe o crescimento do inseto, levando à má formação do mesmo.

Segundo o Coordenador Geral do PMCD, Antonio Francisco de Souza Junior, Guarapari foi um dos cinco municípios do Estado escolhido para promover a substituição do larvicida.

Dentre as vantagens com o uso do Diflubenzuron estão a baixa toxicidade e o período mais elástico do seu efeito residual que dura em média dois meses, podendo chegar a até seis meses em depósitos em que não existe a renovação da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário