Debate do mês (Junho)

O Plano Municipal de Saúde de Guarapari prevê a criação e implantação dos CONSELHOS LOCAIS DE SAÚDE no município.

Os Conselhos Locais de Saúde tem uma atuação dirigida a uma determinada Unidade de Saúde e possibilitam a proximidade da comunidade com a dinâmica dos serviços de saúde prestados nesta unidade fazendo um link entre estes serviços de saúde e as necessidades da comunidade. Por esta razão são considerados como componentes estratégicos da gestão participativa em saúde.

NA SUA OPINIÃO, QUAL A IMPORTÃNCIA DA CRIAÇÃO DESTES CONSELHOS LOCAIS DE SAÚDE E DE QUE FORMA ELES PODERIAM CONTRIBUIR PARA MELHORAR O ATENDIMENTO NAS UNIDADES DE SAÚDE DO NOSSO MUNICÍPIO.

>Debates anteriores:

abril/2010

maio/2010

4 comentários:

  1. é de fundamental importância tal conselho, uma vez que, se desenvolvido de forma eficaz poderá direcionar de forma mais efetiva onde os serviços de saúde devem atuar com mais urgência e em casos a longo prazo, bem como promover campanhas de prevenção.
    Mas, tal conselho só terá efeito caso tenha um bom apoio por trás, tendo a secretaria municipal como atender as necessidades levantadas em determinado local.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com o comentário anterior, ou seja de pouco adianta a constituição dos Conselhos Locais de Saúde se os conselheiros não receberem uma capacitação da Secretaria Municipal de Saúde para poderem desenvolver adequadamente as suas funções.
    Acredito também que estes Conselhos poderão ser um importante colaborador da Gestão da Saúde ao contribuir para monitorar e avaliar a atuação dos diversos profissionais que atuam na Unidade de Saúde, no sentido da qualidade do serviço prestado.

    ResponderExcluir
  3. É de suma importância pois através deste dispositivo poderemos nos unir ,profissionais,gestor e usuários para garantir um processo de trabalho de acordo com as reais necessidades do território de abrangência de cada unidade.

    ResponderExcluir