Debate do mês (Maio)

O Plano Municipal de Saúde para o período 2010-2013 contém importantes propostas a serem implementadas em nosso município, como:

 

- Aumento do número de Equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal;

- Construção de 06 (seis) Unidades de Saúde da Família;

- Reestruturação dos Territórios Sanitários;

- Implantação do Centro de Saúde do Trabalhador;

- Construir/Implantar o Centro de Referência de Especialidades Municipal;

- Implantação dos Conselhos Locais de Saúde; dentre outras.

 

O QUE VOCÊ ACHA QUE DEVE SER FEITO PARA QUE ESTAS PROPOSTAS NÃO DEIXEM DE SER COLOCADAS EM PRÁTICA PELA PREFEITURA E POSSAM CONTRIBUIR PARA MELHORAR A SAÚDE EM NOSSO MUNICÍPIO?

 

Debates anteriores:

abril/2010

7 comentários:

  1. Não podemos nos iludir achando que pelo fato destas propostas constarem no Plano Municipal de Saúde é uma garantia de que elas serão executadas. Se estão lá é porque existe a intenção ou foi uma cobrança da sociedade. Eu acho que só sairão do papel se todos nós (sociedade, conselheiros, trabalhadores da saúde, etc.)exigirmos que elas sejam priorizadas, pois caso contrário as prioridades continuarão sendo o asfaltamento de ruas.

    ResponderExcluir
  2. São propostas de máxima urgência e que são TOTALMENTE POSSÍVEIS.
    Para mim estas propostas devem seguir uma lista de prioridade.
    1º - criação dos territórios sanitário, para organizar as portas de entrada e as ofertas dos serviços. Para isso já existe um plano temos capacidade técnica de profissionais da secretaria para estudá-lo e implantá-lo.
    2º- A implantação de um centro de referência a saúde do trabalhador. Tem que ficar bem claro que para o estado são necessários centros de referência que não sejam apenas para os seus muunicípios. Mas para toda a região. No sul capixaba é necessário UM centro. Concordo que ele seja em Guarapari. É urgente a procura pelo centro de referência estadual para o planejamento e a implantação, se há vontade da gestão.
    3º- implantação do centro municipal de especialidades. Acho que entra na frente na minha lista de prioridades devido a organização da demanda que já existe e a necessidade de referênciar as necessidades que serão descobertas pelas equipes de ESF. Como fazer: 1º vontade política da gestão. Ver que é necessário e querer fazer; 2º arrumar o ambiente, contratar os profissionais do concurso e os serviços de diagnóstico necessários para as especialidades oferecidas.
    4º- construção das unidades de ESF.De acordo com a implantação dos territórios sanitários.
    5ª- aumento das equipes.
    6ª- estruturação do conselho local.

    A urgência é começar!

    TODOS SABEMOS E SENTIMOS NO DIA A DIA A NECESSIDADE DESTA ORGANIZAÇÃO.

    Será um sonho terminar 2013 e ver que pelo menos começamos a caminhar e chegamos a algum lugar?

    Fico na torcida!!!!

    ResponderExcluir
  3. Para que seje colocado em prática este plano municipal de saúde depende única e exclusivamente da vontade política do gestor da cidade;ou seja, do prefeito. Temos aqui em nossa cidade ótimos profissionais na área da saúde, como médicos, enfermeiros, dentistas e outros . O problema maior chamasse politicagem .Quando se tem um cargo a ser preenchido por profissionais competentes dentro do poder público, chamasse uns e outros que podem ser bons em outras áreas, mas na área da saúde ñão entendem nada, nem tão pouco são formados nesta área, nem ao menos uma pós-graduação em gestão de sáude elas possuem. É a politica burra e podre que vivemos em nosso país e aqui não poderia ser diferente.
    O primeiro passo já está sendo dado pelo atual gestor, criando um planejamento a ser execultado em longa data, visto que nestes anos todos "nunca na história deste município" tivemos um planejamento nem neta nem área alguma do municipio. Devemos buscar soluções junto a sociedade organizada eparticipar dos forúm criados para este fim levando soluções para esta área, não só criticas.
    E além disto, não querendo ser demagogo, pedir muito a DEUS que ilumine as mentes e corações das pessoas de frente deste plano para realmente pensar no POVO, como se pensasse que um dia ele mesmo poderá precisar deste sistema de saúde .
    Saudações a todos .

    ResponderExcluir
  4. Existe uma distância considerável entre implantar e fazer funcionar com a eficácia desejada. A considerar pelos exemplos de outras demandas municipais, sinceramente não posso acreditar que mesmo que implantados, possam surtir efeitos promissores. Com as devidas ressalvas de poucos (competentes) que conduzem estes processos, precisamos ainda importar condutores para este trabalho ( iniciando pelo comando geral ). Contudo continuaremos trabalhando para que estas propostas sucunbam.

    ResponderExcluir
  5. Nossa quanto pessimismo junto por isso que nosso país não vai a frente. Porque não deixam para malhar depois se não acontecer de fato. Vamos colaborar nos unirmos falar mal não tá com nada acredito sim no Comando atual é uma Secretária que corre atrás e tem muito potencial pois quem quer aprender a controlar um sistema tão intenso como o SUS já é sim uma GRANDE GUERREIRA. Hoje contamos com muitas pessoas íntegras que estão a fim de fazer valer a SAÚDE.

    ResponderExcluir
  6. Respondendo ao anônimo de 6/6/2010. Somente me responde isto: Por que morreu uma crianca ao nascer esta semana no hospital São Judas??? Sou médica e estava de férias aqui em Guarapari. ????

    ResponderExcluir
  7. Muito fácil: somente seguir a Legislação tanto do SUS, como CF, e outras Legislações vigente no Brasil vírgula por vírgulas, as metas a serem cumpridas e as propostas a serem implementadas no Plano de Saúde, mas para isto o Conselho mMnicipal de Saúde tera que cumprir suas função de fiscalizador.Em 2013 teremos um modelo de saúde exemplar para o País.
    Rita Padovan,Mestre em Saúde Pública

    ResponderExcluir