Debate do mês (abril)

A PREFEITURA CONSEGUIU R$ 1.500,000,00 JUNTO AO GOVERNO FEDERAL E ESTÁ CONSTRUINDO, NO BAIRRO IPIRANGA, UM NOVO PRONTO ATENDIMENTO MUNICIPAL, QUE ESTÁ PREVISTO PARA SER INAUGURADO AINDA ESTE ANO.

NA SUA OPINIÃO APÓS A TRANSFERÊNCIA DO P.A. PARA AS NOVAS INSTALAÇÕES O QUE DEVERIA FUNCIONAR NO LOCAL DO ATUAL P.A.?

18 comentários:

  1. Deveria funcionar neste local uma Unidade Básica de Saúde, já que nesta região, não existe nenhum posto de saúde para atender a população.

    ResponderExcluir
  2. Concordo que deve funcionar uma Unidade Básica de Saúde, com equipes de ESF para atender Praia do Morro e Aeroporto, que estão desassistidos.

    ResponderExcluir
  3. Washington Rodrigues15 de abril de 2010 às 07:03

    Washington Rodrigues

    Concordo com a Michele, o projeto de transformar em unidade de PSF, já é discutido faz algum tempo, pois é uma área que tinha grande número de reclamações, Praia do Morro Aereporto e não esquecendo que pode atender também Jardim Santa Rosa, desvinculando-a da unidade de portal se é que ainda está assim.

    ResponderExcluir
  4. concordo com todos comentarios, porem primeiro antes de abrir mais equipes de ESF, devemos aumentar a resolutividade da rede, ou então sera somente mais uma fonte encaminhadora, onde irar prestar um atendimento
    que depois sera novamente realizado no pronto atendimento,lembrado que na praia do morro a demanda e na alta temporada com isso a unidade de ESF não resolveria, e sim se pensar em unidade de atendimento ate no minimo 22hs com resolutividade aplicando injetaveis, suturando, realizando exames etc.
    lembrando que hoje temos ate que nos honra pelo atendimento prestado no Pronto Atendimento Municipal, pois todas as deficiencias dos programas de saúde acabam tendo que ser resolvido no PA,muita vezes da forma inadequada, EX.
    * Saúde Mental de Guarapari/CAPS a quanto tempo não tem psiquiatra suficiente para atender a população! resultado surto psicotico por falta de manutenção e acompanhamento: ao Pronto Atendimento;
    * Programa Hiperdia: não tem cardiologista e Endocrinologista a quanto tempo? resultado todos os paciente descompesados sendo encaminhado ao Pronto Atendimento com pressão alta e glicose;
    *Programa Tuberculose e Hanseniase estive no PA e tinha paciente a mais de cinco dias aguardando um destino pois não sabia se era tuberculose ainda e pior ele estava trancado dentro de uma sala de curativo, pois não tinha exames especificos nos finais de semanas ou o medico do programa só atende ate 07;30hs: resultado: paciente dormindo no PA a 05 dias ou mais!
    *programa HIV/AIDS a quanto tempo não tem infectologista? paciente sendo encaminhado ao PA co quadro desbilitado;
    *Saude da Mulher tem ginecologista pela manha a tarde só jesus! temos que contar com os hospitais que estão matando em serie, e muito alto o numero de parto com sequela pois não tem pediatra, gineco as vez e se o parto complica ou evoluir para cesaria só jesus pois não tem anestesista nem ambulancia adequada para transferir este paciente;
    *OS postos de saude e ESF: as vezes tem medico, a tarde não tem, sexta feira não tem, quando tem encaminha porque aqui não tenho recurso, vai para o PA que de lá eles dão um jeito de ir para vitória;
    não vou mais relacionar pode abrir mil ESf e dois mil PA que se não funcionar tudo vai ficar sempre colocando a cupa em alguem Quem Quem resolve o Problema de tudo do Municipio????

    ResponderExcluir
  5. Gente, pelo amor de Deus, coloque aí, na ponta do lápis, somem gastos com Postos de Saúde ativados e desativados, PA e outros setores ligados a saúde, transporte que a SEMSA utiliza para levar pacientes para Vitória, por que se ficar aqui morre. Jogam o nosso dinheiro fora, sem o mínimo pudor. Quantos Postos mais vão ser erguidos sem o mínimo de estrutura, com médicos que atendem tão rápido que nem olham para o rosto do paciente. Quantos PA, apelidado de “passagem para o além”, vão ser criados?
    Acorda povo! No local do PA constrói uma cela e coloca essas sanguessugas, sanguessugas sim, pois é do sangue nosso que damos no dia a dia de nosso trabalho que eles se alimentam.
    Poderia até relatar muito mais, mais todo texto longo é cansativo e ineficiente.
    Caso dúvida a quem me referi a sanguessugas, me perguntem, mais acredito que todos vão saber a quem estou me referindo.
    Hospital em Guarapari já!
    Saudações!

    ResponderExcluir
  6. Falar é muito fácil. Jogar pedra é mais fácil ainda. Reclamar é muito simples. Agora fazer, quem se habilita ?
    Essa cultura que vem de tempos coloniais tem que acabar. Cidadania. Vamos aprender a usá-la. Ação, não palavras que não edificam. Participação, aprenda a usar o que a democracia te oferece. Se você acha que não tem como mudar o que está aí, você não sabe usar a sua cidadania. Estude, aprenda e passe das palavras a ação. Faça você mesmo parte de um mundo melhor. Seja a lá quem for a quem você se refere, do presidente da república ao funcionário público, isso só atesta a falta de cidadania que assola a sociedade.

    ResponderExcluir
  7. Desculpe anônimo, sou uma cidadã que cumpro com meus deveres para com meu país. Pago meus impostos, não me abstenho ao voto (talvez tenha que repensar isso), por tanto, estão os representantes eleitos pelo povo sendo pagos para fazer o que é certo e fazer o bom uso do nosso dinheiro. Se no meu trabalho eu não cumprir com o que me é determinado, com certeza vou ser demitida.
    Quanto aos funcionários públicos, nada contra, ao contrário são os que seguram realmente, são os que aturam as agressões verbais e até físicas, os choros e etc. Vá estudar você, o dia a dia das ruas, viva lá e verá qual a cartilha que é aplicada. A cidadania da lajota, do saco de cimento, do boné, da camisa, da botija de gás. Essa é a cultura passada há anos ao povo.
    Povo esse que passaram, passam e passarão, pelos bancos das instituições educacionais.
    Não culpe a sociedade por falta de cidadania, existe sim, uma total descrença em tudo que está por aí.
    Mude essa situação. Só para você ter uma idéia veja quantos comentários tem aqui. Isso mostra o nível de interesse das pessoas.
    Caso queira me tornar uma cidadã a fazer com que eu use palavras que edifiquem o que está aí, tenho certeza que diante de toda sua cultura, vai ser de muita valia, já que não tenho nenhuma, é só acessar meu e-mail, meu comentário não é anônimo.

    Ps.: A enquete é sobre o antigo PA Guarapari?

    Opinei como cidadã.

    Hospital em Guarapari já!

    Saudações!

    ResponderExcluir
  8. QUE LINDA É A DEMOCRACIA E COMO É BOM EXISTIR UM ESPAÇO PARA AS PESSOAS OPINAREM MESMO QUE TENHAM DIVERGÊNCIAS DE PENSAMENTOS.
    SÓ ASSIM CONSEGUIMOS CONSTRUIR UMA IDÉIA QUE NÃO SEJA UMA IMPOSIÇÃO DE UNS OBRE OUTROS E SIM A MÉDIA DO PENSAMENTO DE TODOS.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Com certeza Arivald. Parabenizo ao idealizador do blog, pela abertura do fórum, pelo convite por e-mail para participar. Participo de outros blogs e fórum de debates e é sempre bom poder expressar o que supomos ser o melhor, digo supomos, por que não somos donos da verdade. Mas vivenciamos muita coisa que não podemos deixar passar em branco. Meu desejo é que de alguma forma tenha contribuído para que seja alcançada a média que todos desejamos, onde todos são ouvidos, e assim concretizando um projeto igualitário, limpo e justo para todos.

    Bela democracia! Saudações aqueles que lutaram e morreram por ela.

    Agradeço pela oportunidade.

    Saudações!

    ResponderExcluir
  11. Concordo com aqueles que sugeriram a instalação de uma Unidade de Saúde no local onde funciona o atual P.A. para atendimento às comunidades de Aeroporto, Jardim Santa Rosa, Acampamento Adventista e Praia do Morro, que não tem Unidade Básica de Saúde. Inicialmente acho que esta unidade de saúde deveria funcionar nos moldes tradicionais e somente depois de algum tempo ser transformada em U.S. com equipe de PSF. isso porque demorará um tempo até que seja estabelecido o vínculo entre a comunidade assistida e a U.S. e muita gente de outros bairros ainda irá procurar pensando se tratar do antigo P.A.

    ResponderExcluir
  12. Concordo com a instalação de uma Unidade de Saúde no local. Creio que no momento, seria o mais correto a se fazer.

    ResponderExcluir
  13. oi bom dia atodos!eu tamben concordo quer ten de se criar uma unidade de saude para praia do morro e aeroporto.isso poderia ser feito mais centralizado ?ali procimo ao corpo de bombeiro atenderia os dois barrios citado.pronto atendimento da praia do morro jamais poderia ser torna uma unidade de saude.ou ser ussado para qual quer fins.paciente grave depende minutos e para sobreviver...

    ResponderExcluir
  14. aminha ideia e quer se construa ou compre outro local ande poderar atender as comunidade citada.praia do morro e aeroporto.a onde eo pronto atendimento hoje ser mellhorado e ser emplantado uma basse para trasporte de pacietes com urgencia e emergencia?porquer quen depede do minutos nao espera horas para continuar vivo......[as vesses costruir uma estrutura de primeiro mundo nao e suficiente se estiver mal localisado].valorisse o tempo porquer e dele que depende o paciente.nao e de estrutura moderna.ass;paciente............

    ResponderExcluir
  15. bom dia ,hoje temos undilema diferente?houve um obito no pronto atendimento ,pornao ter uma ambulacia uti.semdo quer averba ja foi liberada en 2008?sem penssar conselheiros pediu para trocar a emeda.enveis de ser uma uti.ser duas ambulancia ducato ,pequena quer de carra as macas de outra ambulancia nao caben detro .e isso no iderreço velho do pa ,emaginei se ja fosse no ipiranga?

    ResponderExcluir
  16. ouvir pelo radio hoje e resolvir espor minha opiniao.por nao ter a uti foi solicitado samu,so quer respoderao quer nao poderian vir porquer estavao nu acidente grave na br 101.eu quero quer o conselho municipal reveja essa cituaçao pronto atendimento se fosse no novo enderreço no ipiranga hoje ?nao teria a anbulacia uti e nei tepo caminho livre acesso para chega e saida da cidade.imagine temporada?quantas pessouas vao ter de morrer.?pensen nisso pode salvar uma vida..ass; anonimo.......................

    ResponderExcluir
  17. Antonio Carlos da Silva Bueno27 de abril de 2010 às 17:49

    Ao se raciocinar uma unidade de pronto atendimento, é importante lembrar que seus serviços serão definidos de acordo com seu perfil de atendimento (baixa, média ou alta complexidade). Esta definição faz parte da RDC nº 50 de 21 de fevereiro de 2002. As atividades são assim definidas:
    1-Nos casos sem risco de vida (urgência de baixa e média complexidade):
    1.1-fazer triagem para os atendimentos;
    1.2-prestar atendimento social ao paciente e/ou acompanhante;
    1.3-fazer higienização do paciente;
    1.4-realizar procedimentos de enfermagem;
    1.5-realizar atendimentos e procedimentos de urgência;
    1.6-prestar apoio diagnóstico e terapêutico por 24 hs;
    1.7-manter em observação o paciente por período de até 24hs;e
    1.8-fornecer refeição para o paciente.

    2- Nos casos com risco de vida (emergência) e nos casos sem risco de vida
    (urgências de alta complexidade):
    2.1-prestar o primeiro atendimento ao paciente;
    2.2-prestar atendimento social ao paciente e/ou acompanhante;
    2.3-fazer higienização do paciente;
    2.4-realizar procedimentos de enfermagem;
    2.5-realizar atendimentos e procedimentos de emergência e urgência de alta
    complexidade;
    2.6-prestar apoio diagnóstico e terapia por 24 hs;
    2.7-manter em observação o paciente por período de até 24 hs;e
    2.8-fornecer refeição para o paciente.
    Em se tratando de Guarapari, é certo que esta unidade seja de baixa e média complexidade, enquadrando-se no ítem 1, que deverá ter esta estrutura mínima:

    Área externa para desembarque de ambulâncias
    Sala de triagem médica e/ou de enfermagem
    Sala de serviço social
    Sala de higienização
    Sala de suturas / curativos
    Sala de reidratação
    Sala de inalação
    Sala de aplicação de medicamentos
    Sala de gesso e redução de fraturas
    Sala para exame indiferenciado
    Sala para exame diferenciado (oftalmo, otorrino, etc)
    Sala de observação (quando não existir a unidade de emergência)
    Posto de enfermagem e serviços

    AMBIENTES DE APOIO:
    -Área para notificação médica de pacientes
    -Área de recepção de pacientes
    -Sanitários para pacientes (geral - mas. e fem. e consultórios de gineco-obstetrícia, urologia e proctologia)
    -Sala de utilidades
    -Sala de espera para pacientes e acompanhantes
    -Depósito de material de limpeza
    -Área para guarda de macas e cadeira de rodas
    -Rouparia
    -Sala administrativa
    -Copa

    Assim, é importante que, respeitando-se os critérios definidos em legislação específica e protocolos de atenção à saúde, é importante que os seguintes questionamentos sejam respondidos:
    O PA terá fácil acesso a ambulâncias e outros veículos?
    O PA será construido em uma área estratégica para fácil acesso da população ou remoção dos casos mais graves?
    Haverá eficiência no atendimento nas outras unidades para que o atendimento primário à saúde e ações de prevenção de riscos e agravos sejam corretamente executadas, para que ao PA seja utilizado para os casos de urgência e emergência?
    Haverá rápida e ágil remoção dos casos mais graves para outra(s) unidade(s) de referência?
    Os equipamentos de atenção à saúde e manutenção à vida estarão dispostos em número e condições de funcionamento aceitáveis?
    A equipe de atenção à saúde será composta por profissionais em número e capacitação condizentes com às necessidades?
    Esperamos respostas positivas à estes questionamentos. Afinal, pensar em saúde não deve ser restrita a ações de marketing político, mas de uma forma sistêmica, para a obtenção dos melhores resultados. Neste caso, resultados satisfatórios oferecerão vidas salvas, menos desperdício, maior resolutividade e respeito aos usuários dos serviços de saúde.

    Antonio Carlos da Silva Bueno - Farmacêutico da Unidade de Saúde Dr. Roberto Calmon

    ResponderExcluir
  18. boa noite,como sabemos a dengue nesta epoca passa ser um poblemao para todos pais.porriço foi criado ponto a ande essas pessoas serian encaminhada, pela grande preucura.para ser hidratado..[ceahd]e funcionava bem so quer algum maluco decidio quer nao seria mais precisso.?todo atendimento seria feito no[ pa ]isso estar trasendo uma demanda abirssuda no pronto socorro da praia do morro.e esta lar para todo mundo ver.pelo o quer vi hoje mais de 100 cassos notificados..se para ser eleito e precisso do povo porquer quen toma as decissos nao pode houvir quen os elegerao.?

    ResponderExcluir