O Plano Municipal de Saúde de Guarapari prevê a criação e implantação dos CONSELHOS LOCAIS DE SAÚDE no município.
Os Conselhos Locais de Saúde tem uma atuação dirigida a uma determinada Unidade de Saúde e possibilitam a proximidade da comunidade com a dinâmica dos serviços de saúde prestados nesta unidade fazendo um link entre estes serviços de saúde e as necessidades da comunidade. Por esta razão são considerados como componentes estratégicos da gestão participativa em saúde.
NA SUA OPINIÃO, QUAL A IMPORTÃNCIA DA CRIAÇÃO DESTES CONSELHOS LOCAIS DE SAÚDE E DE QUE FORMA ELES PODERIAM CONTRIBUIR PARA MELHORAR O ATENDIMENTO NAS UNIDADES DE SAÚDE DO NOSSO MUNICÍPIO.
>Debates anteriores:



No último dia 1º de junho o Centro de Controle de Zoonoses realizou capacitação técnica dos servidores lotados no Programa de Profilaxia da Raiva (PPR) em ações de vigilância, prevenção, monitoramento e controle da raiva urbana.
A aprovação dos serviços de saúde no País chega a 86,4%, aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2008, divulgada nesta quarta-feira (31). Dos 26,7 milhões de brasileiros que se consultaram na rede pública ou privada nas duas semanas anteriores ao levantamento, mais de 23 milhões consideraram “muito bom ou bom” o atendimento recebido e 95% das pessoas foram atendidas na primeira tentativa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária emitiu alerta à população sobre a venda de vacinas falsificadas contra a gripe A. Em operação realizada sexta-feira, a Polícia Federal e agentes da Anvisa apreenderam um lote de falsas vacinas em uma farmácia da cidade de Dom Cavati, em Minas Gerais
A partir do mês de junho/2010 o município de Guarapari passará a utilizar novo larvicida no controle do vetor da dengue. Através de capacitação técnica realizada em 26 de maio, os Agentes de Combate a Endemias e Supervisores que atuam no Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD) receberam orientações técnicas relativas ao uso do novo larvicida (Diflubenzuron).

é de fundamental importância tal conselho, uma vez que, se desenvolvido de forma eficaz poderá direcionar de forma mais efetiva onde os serviços de saúde devem atuar com mais urgência e em casos a longo prazo, bem como promover campanhas de prevenção.
ResponderExcluirMas, tal conselho só terá efeito caso tenha um bom apoio por trás, tendo a secretaria municipal como atender as necessidades levantadas em determinado local.
Concordo plenamente com o comentário anterior, ou seja de pouco adianta a constituição dos Conselhos Locais de Saúde se os conselheiros não receberem uma capacitação da Secretaria Municipal de Saúde para poderem desenvolver adequadamente as suas funções.
ResponderExcluirAcredito também que estes Conselhos poderão ser um importante colaborador da Gestão da Saúde ao contribuir para monitorar e avaliar a atuação dos diversos profissionais que atuam na Unidade de Saúde, no sentido da qualidade do serviço prestado.
É de suma importância pois através deste dispositivo poderemos nos unir ,profissionais,gestor e usuários para garantir um processo de trabalho de acordo com as reais necessidades do território de abrangência de cada unidade.
ResponderExcluirIdem acima....
ResponderExcluir