A Higienização de ambientes, seja ele doméstico, comercial ou de uma indústria deve ser feito sempre em duas etapas: Primeiro a Limpeza e depois a Desinfecção.
É importante destacar que esta higienização deve contemplar todas as superfícies como paredes, bancadas e pisos, assim como de estruturas que entram em contato com a mão das pessoas, como por exemplo as maçanetas de portas, puxadores de gavetas, torneiras de pias, descargas de banheiro, etc.
IMPORTANTE: Recomenda-se que os materiais e utensílios utilizados na higienização de banheiros (vassoura, pano de chão, balde, etc) sejam exclusivos e diferentes daqueles utilizados nos outros ambientes como cozinha, sala e quartos.
O QUE É LIMPEZA E QUAL O SEU OBJETIVO?
LIMPEZA é a remoção completa de resíduos sólidos ou sujeiras, tais como poeira, restos de alimentos, gordura, etc., usando para tanto PRODUTOS DETERGENTES ou sabão. A limpeza tem como objetivo eliminar os nutrientes dos quais os microorganismos se alimentam e se reproduzem.
O QUE É DESINFECÇÃO E QUAL O SEU OBJETIVO?
DESINFECÇÃO é a redução do número de microorganismos a níveis seguros do ponto de vista de nossa saúde.
Para fazer a desinfecção do ambiente usa-se PRODUTOS DESINFETANTES e tem como objetivo matar os microorganismos que já estejam presentes no local.
DICAS PRÁTICAS PARA PREPARO DE SOLUÇÕES DESINFETANTES
1. Solução clorada 200 ppm:
Diluir 1 (uma) colher de sopa de água sanitária em 1 (um) litro de água ou
Diluir 1 (uma) colher de café de cloro a 10% em 1 litro de água
2. Álcool a 70 %:
Diluir 3 partes de álcool comercial a 96º (730 ml) e 1 parte de água (270 ml)
IMPORTANTE: Soluções fora destas concentrações tem pouco efeito desinfetante



No último dia 1º de junho o Centro de Controle de Zoonoses realizou capacitação técnica dos servidores lotados no Programa de Profilaxia da Raiva (PPR) em ações de vigilância, prevenção, monitoramento e controle da raiva urbana.
A aprovação dos serviços de saúde no País chega a 86,4%, aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2008, divulgada nesta quarta-feira (31). Dos 26,7 milhões de brasileiros que se consultaram na rede pública ou privada nas duas semanas anteriores ao levantamento, mais de 23 milhões consideraram “muito bom ou bom” o atendimento recebido e 95% das pessoas foram atendidas na primeira tentativa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária emitiu alerta à população sobre a venda de vacinas falsificadas contra a gripe A. Em operação realizada sexta-feira, a Polícia Federal e agentes da Anvisa apreenderam um lote de falsas vacinas em uma farmácia da cidade de Dom Cavati, em Minas Gerais
A partir do mês de junho/2010 o município de Guarapari passará a utilizar novo larvicida no controle do vetor da dengue. Através de capacitação técnica realizada em 26 de maio, os Agentes de Combate a Endemias e Supervisores que atuam no Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD) receberam orientações técnicas relativas ao uso do novo larvicida (Diflubenzuron).

Nenhum comentário:
Postar um comentário