O QUE SÃO CONDIÇÕES DE GESTÃO DO MUNICÍPIO?
Através da condição de gestão que o município assume perante o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde ele se compromete em ofertar à sua população um elenco de procedimentos, serviços e ações de saúde. A NOAS-SUS 01/2002 define duas condições de gestão, com os respectivos elenco de procedimentos, que é uma versão ampliada das atribuições previstas na NOB-SUS 01/1996:
GESTÃO PLENA DA ATENÇÃO BÁSICA AMPLIADA: Os municípios habilitados nesta condição de gestão devem dispor de condições de ofertar com suficiência e qualidade todo o elenco de procedimentos propostos para a ATENÇÃO BÁSICA AMPLIADA, constantes dos anexos 1 e 2 da NOAS-SUS 01/2002, além dos serviços de média e alta complexidade por meio de referências de sua população para outros municípios, segundo “PACTUAÇÃO” estabelecida (PPI).
GESTÃO PLENA DO SISTEMA MUNICIPAL: Além do elenco de procedimentos propostos para a Atenção Básica Ampliada, os municípios habilitados nesta condição de gestão deverão dispor de uma rede assistencial capaz de ofertar um conjunto mínimo de serviços de média complexidade, relacionados no Anexo 3 da NOSAS-SUS 01/2002 e constituir-se referência para municípios cuja capacidade de oferta limita-se à Atenção Básica Ampliada.



No último dia 1º de junho o Centro de Controle de Zoonoses realizou capacitação técnica dos servidores lotados no Programa de Profilaxia da Raiva (PPR) em ações de vigilância, prevenção, monitoramento e controle da raiva urbana.
A aprovação dos serviços de saúde no País chega a 86,4%, aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2008, divulgada nesta quarta-feira (31). Dos 26,7 milhões de brasileiros que se consultaram na rede pública ou privada nas duas semanas anteriores ao levantamento, mais de 23 milhões consideraram “muito bom ou bom” o atendimento recebido e 95% das pessoas foram atendidas na primeira tentativa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária emitiu alerta à população sobre a venda de vacinas falsificadas contra a gripe A. Em operação realizada sexta-feira, a Polícia Federal e agentes da Anvisa apreenderam um lote de falsas vacinas em uma farmácia da cidade de Dom Cavati, em Minas Gerais
A partir do mês de junho/2010 o município de Guarapari passará a utilizar novo larvicida no controle do vetor da dengue. Através de capacitação técnica realizada em 26 de maio, os Agentes de Combate a Endemias e Supervisores que atuam no Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD) receberam orientações técnicas relativas ao uso do novo larvicida (Diflubenzuron).

Nenhum comentário:
Postar um comentário