INFLUENZA H1N1(Gripe Suina)

INFLUENZA H1N1
(GRIPE SUINA)
TIRE SUAS DÚVIDAS

O que é a Influenza H1N1 e como se transmite?

RESPOSTA: É uma doença infecto-contagiosa causada pelo vírus Influenza H1N1.
Ela se transmite por via respiratória, isto é, o indivíduo doente lança no ar o vírus existente em suas secreções nasais e da garganta, pela tosse ou espirro. O indivíduo sadio se contamina ao aspirar o ar contaminado (ambientes com pouca ventilação) ou após tocar em superfícies contaminadas (objetos, mãos, etc) por secreções e levar as mãos à boca ou narinas.


Quais os sintomas?

RESPOSTA: Após um período de incubação (período que vai do contágio até o aparecimento dos sintomas) que varia de 14 a 21 dias a pessoa doente apresenta febre alta, tosse e dor de garganta.
Além destes sintomas pode ocorrer dor de cabeça, dores musculares, cansaço e falta de apetite.


A infecção por influenza H1N1 é doença grave?

RESPOSTA: Durante a pandemia de 2009,ficou evidenciado que em alguns grupos de pessoas a infecção pelo vírus influenza H1N1 pode trazer maiores complicações: pessoas com menos de 2 anos e maiores de 60 anos, gestantes e portadores de doenças crônicas.


Como é feita a prevenção?

RESPOSTA: A prevenção contra a infecção pelo vírus H1N1 é feita através de cuidados de higiene pessoal(banho, higiene oral e nasal e especialmente lavagem das mãos), proteção da boca e nariz quando tossir ou espirrar e pela vacinação.


Porque a realização da vacinação contra a influenza H1N1 este ano?

RESPOSTA: O vírus da influenza H1N1 se espalhou por vários países do mundo, caracterizando uma pandemia, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.
O Ministério da Saúde resolveu fazer a vacinação para diminuir o número de casos no Brasil.


Porque somente algumas pessoas estão sendo vacinadas?

RESPOSTA: A maior proporção de doentes ocorreu em algumas faixas etárias e a doença se mostrou com maior gravidade em alguns grupos de risco por isso, como não existe vacina disponível para todos, priorizou-se a vacinação destas pessoas mais susceptíveis como forma de se fazer uma barreira imunológica que protege também os demais.


Porque a vacinação está sendo feita em etapas?

RESPOSTA: A vacinação em etapas por grupos de pessoas é apenas com o objetivo de evitar congestionamento das unidades de saúde.


Qual a programação da vacinação?

8 a 19 de março: trabalhadores da saúde e população indígena.

21 de março a 2 de abril: gestantes, portadores de doenças crônicas e crianças com idade entre 6 meses e 2 anos de idade.

5 a 23 de abril: população de 20 a 29 anos de idade.

24 de abril a 7 de maio: população com mais de 60 anos de idade com doenças crônicas.

10 a 21 de maio: população de 30 a 39 anos de idade.


A mulher grávida pode vacinar?

RESPOSTA: Sim. Todas as gestantes devem vacinar pois apresentam grande risco de ter complicações e morrer pela infecção causada pelo vírus H1N1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário