A Portaria do Ministério da Saúde/GM nº 1101/02 estabelece como parâmetro de consultas médicas (total) 2 a 3 consultas por habitante/ano.
Considerando a população estimada de Guarapari em 2006 de 108.120 habitantes a necessidade por este tipo de procedimento ambulatorial é de 324.360 consultas/ano, considerando o limite superior do parâmetro (3 consultas/hab./ano), e de 216.240 consultas/ano, considerando o limite inferior do parâmetro (2 consultas/hab./ano).
Durante o ano de 2006 foram realizadas um total de 189.747 consultas médicas nas unidades de saúde/SUS do município o que estabelece um déficit de 134.613 consultas no ano, levando-se em conta o limite superior do parâmetro, ou 26.493 consultas/ano, tomando-se como base o limite inferior do parâmetro, conforme mostra a tabela 1.
Tabela 1 – Número de consultas médicas anuais necessárias e realizadas, segundo parâmetro de cobertura assistencial da Portaria/GM/MS nº 1101/2002. Guarapari-ES, 2006.
Cobertura de consultas médicas
Assinar:
Postar comentários (Atom)



No último dia 1º de junho o Centro de Controle de Zoonoses realizou capacitação técnica dos servidores lotados no Programa de Profilaxia da Raiva (PPR) em ações de vigilância, prevenção, monitoramento e controle da raiva urbana.
A aprovação dos serviços de saúde no País chega a 86,4%, aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2008, divulgada nesta quarta-feira (31). Dos 26,7 milhões de brasileiros que se consultaram na rede pública ou privada nas duas semanas anteriores ao levantamento, mais de 23 milhões consideraram “muito bom ou bom” o atendimento recebido e 95% das pessoas foram atendidas na primeira tentativa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária emitiu alerta à população sobre a venda de vacinas falsificadas contra a gripe A. Em operação realizada sexta-feira, a Polícia Federal e agentes da Anvisa apreenderam um lote de falsas vacinas em uma farmácia da cidade de Dom Cavati, em Minas Gerais
A partir do mês de junho/2010 o município de Guarapari passará a utilizar novo larvicida no controle do vetor da dengue. Através de capacitação técnica realizada em 26 de maio, os Agentes de Combate a Endemias e Supervisores que atuam no Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD) receberam orientações técnicas relativas ao uso do novo larvicida (Diflubenzuron).

Nenhum comentário:
Postar um comentário