O que é o sus

ScreenShot048

A palavra SUS significa Sistema Único de Saúde. Segundo a Lei nº 8080/90 (Lei Orgânica da Saúde) o SUS é um Sistema formado por todos os serviços e ações de saúde prestadas pela União, Estados e Municípios e, de forma complementar, pela iniciativa privada através de convênios.

SUS O PLANO DE SAÚDE DE TODOS OS BRASILEIROS

O SUS é o maior Plano de Saúde Público do Mundo. O orçamento do SUS conta com menos de R$ 20,00 reais mensais por pessoa. Isso é dez vezes menos do que é destinado pelos sistemas de saúde dos países desenvolvidos e bem abaixo do valor de qualquer mensalidade de um plano de saúde.


Está enganado quem pensa que o SUS se resume a consultas, exames e internações. O sistema hoje faz muito com poucos recursos e também se especializou em apresentar soluções para casos difíceis, como o atendimento aos doentes de AIDS, transplantes, tratamento de pacientes renais crônicos e pacientes com câncer e muitos outros tratamentos de média, alta e altíssima complexidade.


Mesmo aqueles que têm plano de saúde particular, também são usuários do SUS, pois se beneficia das campanhas de vacinação, das ações de prevenção, das ações de vigilância sanitária, quando dão entrada nos serviços de urgência e emergência dos hospitais públicos e quando dependem de tratamentos de alta complexidade, estes são negados pelo plano de saúde.

COMPARE AS DIFERENÇAS ENTRE OS DOIS PLANOS DE SAÚDE
ScreenShot047
OS AVANÇOS E CONQUISTAS DO SUS

O SUS tem apenas 20 anos de existência, mas já contabiliza muitos avanços e conquistas:


Na última década houve aumento da esperança de vida dos brasileiros; diminuição da mortalidade e desnutrição infantil; erradicação da varíola e da paralisia infantil; controle do tétano, sarampo e muitas outras doenças imunopreviníveis.


Realiza 85% dos procedimentos de alta complexidade do país, entre tomografias, sessões de hemodiálise, quimioterapia, etc.


Em 2008 já estavam implantadas um total de 29.300 Equipes de Saúde da Família e 17.807 Equipes de Saúde Bucal atendendo 93 milhões e 85 milhões de brasileiros, respectivamente.


No ano de 2008 já existiam em ação no Brasil 230.244 Agentes Comunitários de Saúde cobrindo uma população de 113 milhões de brasileiros que dá uma cobertura de 60,4%.


Somente em 2002 o SUS realizou mais de 1 bilhão de procedimentos de atenção básica, o que corresponde a uma média de mais de 5 procedimentos por cada um dos brasileiros.


Os brasileiros atendidos pelo SUS demonstram satisfação pelo atendimento recebido.


É um sistema de saúde que tem no controle social um dos seus alicerces

VEJA O QUE ESTÁ POR TRÁS DAS DIFICULDADE DO SUS

O orçamento público destinado ao SUS é insuficiente, além disso, há estados e municípios que não cumprem a constituição e não destinam os recursos previstos para a saúde.


- Parte do dinheiro da saúde, que já é pouco, está sendo desviada para pagamento de aposentados, pagamento de dívidas e obras de outros setores.


- A implantação do SUS esbarra na falta de vontade política de muitos governantes e na falta de organização da sociedade, especialmente aqueles mais pobres e marginalizados, que tem dificuldade de mobilização para pressionar as autoridades.

REGULAMENTAÇÃO DO SUS
ScreenShot049

- Eliminação de pontos de entrada e abrigos:

QUEM SÃO OS GESTORES DO SUS
ScreenShot050
AS DIRETRIZES CONSTITUCIONAIS DO SUS

ARTIGO 198 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988:

As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um Sistema Único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:

ScreenShot051
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES DO SUS

UNIVERSALIDADE

Significa que a saúde é reconhecida como um direito fundamental de todo e qualquer ser humano

INTEGRALIDADE

Significa promover uma ação integral que envolve ações de promoção, prevenção, cura e reabilitação da saúde

EQUIDADE

É um princípio de justiça social, que garante que o SUS deve priorizar as pessoas e as regiões que mais precisam

RESOLUTIVIDADE

Significa que o SUS deve dar uma solução aos problemas do usuário dos serviços de saúde de forma adequada

CONTROLE SOCIAL

A Lei nº 8142/90 garante a participação da comunidade nas discussões e decisões sobre a saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário