A mortalidade proporcional (%), em 2009, dos jovens na idade adolescente (10 a 19 anos de idade) foi de 2,6%, em relação ao total de óbitos ocorridos no período, abaixo do registrado no Estado do Espírito Santo para a mesma faixa etária que foi de 3,3%.
A proporcionalidade dentre as causas (Capítulo CID-10) está representada na tabela 4 e destaca as causas externas de morbidade e mortalidade como a principal causa de óbito de jovens na idade adolescente, representando 70,6% do total de óbitos nesta faixa etária.
Tabela 4 - Número e proporção (%) de óbitos de jovens na idade adolescente (10 a 19 anos) segundo as causas (Capítulo CID-10). Guarapari-ES, 2009.
Considerando a idade da juventude (15 a 24 anos), a participação das causas externas de morbidade e mortalidade nos óbitos desta faixa etária aumenta para 78,1%, conforme mostra a tabela 5.
Tabela 5 - Número e proporção (%) de óbitos de jovens na idade da juventude (15 a 24 anos) segundo as causas (Capítulo CID-10). Guarapari-ES, 2009.



No último dia 1º de junho o Centro de Controle de Zoonoses realizou capacitação técnica dos servidores lotados no Programa de Profilaxia da Raiva (PPR) em ações de vigilância, prevenção, monitoramento e controle da raiva urbana.
A aprovação dos serviços de saúde no País chega a 86,4%, aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2008, divulgada nesta quarta-feira (31). Dos 26,7 milhões de brasileiros que se consultaram na rede pública ou privada nas duas semanas anteriores ao levantamento, mais de 23 milhões consideraram “muito bom ou bom” o atendimento recebido e 95% das pessoas foram atendidas na primeira tentativa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária emitiu alerta à população sobre a venda de vacinas falsificadas contra a gripe A. Em operação realizada sexta-feira, a Polícia Federal e agentes da Anvisa apreenderam um lote de falsas vacinas em uma farmácia da cidade de Dom Cavati, em Minas Gerais
A partir do mês de junho/2010 o município de Guarapari passará a utilizar novo larvicida no controle do vetor da dengue. Através de capacitação técnica realizada em 26 de maio, os Agentes de Combate a Endemias e Supervisores que atuam no Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD) receberam orientações técnicas relativas ao uso do novo larvicida (Diflubenzuron).

acredito que muitos jovens estão morrendo devido ao uso de drogas e bebida alcoolica.
ResponderExcluirA mortalidade por causas externas (acidentes, homicídios e suicídios) expressam bem as consequências do uso de drogas e bebidas alcoólicas e esta causa responde por 32% de todas as mortes entre jovens de 15 a 24 anos.
ResponderExcluir