Os hábitos higiênicos e pessoais dos manipuladores de alimentos, assim como a aparência e o comportamento dos mesmos são fundamentais para se evitar a contaminação dos alimentos.
Microorganismos muito nocivos à saúde pública, como os que causam a cólera, febre tifóide, neuro-cisticercose, diarréias agudas e intoxicações alimentares, são passados das pessoas que manipulam os alimentos, por falta de bons hábitos e higiene pessoal e também pela falta de cuidados na preparação de alimentos.
(Seja você tembém um fiscal de sua saúde)
1. Use uniformes adequados (jaleco e gorro) limpos e de cor clara
2. Mantenha as unhas limpas e cortadas
3. Não use adornos (anéis, pulseiras, relógios, etc) nos dedos e pulsos
4. Lave as mãos antes de manipular os alimentos, após o uso do sanitário, quando mudar de atividades,
assoar o nariz, mexer no lixo, manusear dinheiro, etc
5. Não fale, espirre ou tussa sobre os alimentos
6. Não fume nos ambientes de preparo, manipulação e armazenamento de alimentos
7. Não manipule dinheiro ou outros atos que possam contaminar os alimentos
8. Não cuspa no chão do local de trabalho
9. Não masque chicletes, palitos, etc
10. Mantenha cabelo, barba e bigode aparados
11. Não prove alimentos com talheres e coloque os de novo na panela sem antes lavá-los
12. Não manipule alimentos quando apresentar afecções cutâneas (feridas e supurações) e sintomas de
infecções respiratórias, gastrointestinais e oculares
13. Não assoe o nariz
14. Não se coçe
15. Não coloque o dedo no nariz, orelha ou boca



No último dia 1º de junho o Centro de Controle de Zoonoses realizou capacitação técnica dos servidores lotados no Programa de Profilaxia da Raiva (PPR) em ações de vigilância, prevenção, monitoramento e controle da raiva urbana.
A aprovação dos serviços de saúde no País chega a 86,4%, aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2008, divulgada nesta quarta-feira (31). Dos 26,7 milhões de brasileiros que se consultaram na rede pública ou privada nas duas semanas anteriores ao levantamento, mais de 23 milhões consideraram “muito bom ou bom” o atendimento recebido e 95% das pessoas foram atendidas na primeira tentativa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária emitiu alerta à população sobre a venda de vacinas falsificadas contra a gripe A. Em operação realizada sexta-feira, a Polícia Federal e agentes da Anvisa apreenderam um lote de falsas vacinas em uma farmácia da cidade de Dom Cavati, em Minas Gerais
A partir do mês de junho/2010 o município de Guarapari passará a utilizar novo larvicida no controle do vetor da dengue. Através de capacitação técnica realizada em 26 de maio, os Agentes de Combate a Endemias e Supervisores que atuam no Programa Municipal de Controle da Dengue (PMCD) receberam orientações técnicas relativas ao uso do novo larvicida (Diflubenzuron).

Nenhum comentário:
Postar um comentário