Indicadores básicos de renda

Guarapari, até o início do século XX, foi uma importante cidade portuária. Atividade que foi esvaziada com o impulso tecnológico que tiveram outras cidades e em especial o município de Vitória.

Hoje o setor terciário, por conta do fluxo turístico do município, impulsionado pelas propriedades terapêuticas das areias monazíticas de suas praias e do índice de radiotaividade do município, responde por mais de 60 % do PIB municipal.

Os principais estados emissores de turistas são: Espírito Santo (36,63%), Minas Gerais (31,19%), Rio de Janeiro (16,34%), Brasília (4,46%) e São Paulo (2,97%).

O setor primário, que tem na pesca sua melhor representação, é responsável por cerca de 27 % da renda integrada do município.

A renda per capita do município é de R$ 277,93, muito abaixo da renda per capita do município de Vitória, que apresenta a maior renda per capita da Microrregião Metropolitana (R$ 667,67).



Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M)

Guarapari, registra IDH-M, índice construído a partir de indicadores de educação, longevidade e renda, entre os maiores do estado (0,789), se situando na 4ª colocação na classificação estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário