Começa hoje a etapa de imunização de jovens na faixa etária de 20 a 29 anos contra a gripe A – gripe suína. São mais de 35 milhões e a meta é vacinar, pelo menos, 80% dessa população. No ano passado, 20% das 2.051 pessoas que morreram em conseqüência da gripe A estavam nessa faixa etária, assim como 24% do público que sofreu doença respiratória grave causada pelo novo vírus.
Na semana passada, o Ministério da Saúde prorrogou até 23 de abril a vacinação de crianças, gestantes e doentes crônicos contra a gripe A. O prazo para a aplicação da vacina nesse público terminaria na última sexta-feira, mas foi estendido porque nem todos os estados atingiram a meta fixada pelo ministério.
O governo recomenda que os idosos com doenças crônicas aguardem. A população com mais de 60 anos terá uma etapa exclusiva, entre 24 de abril e 7 de maio, juntamente com a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra gripe comum. Assim, o idoso só precisará ir ao local de vacinação uma única vez.
A vacina aplicada contra a gripe A é injetável. De acordo com orientação do Ministério da Saúde, a população deve denunciar qualquer dúvida sobre procedência, distribuição e uso da vacina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário